Hoje vou falar de algo por qual sou apaixonada e é uma excelente peça para o inverno… Xadrez! Eles deixaram de ser uniforme grunge e tornaram-se uma peça essencial no guarda roupa feminino, se bem que eu uso não por estar na modinha e sim por ser um símbolo do movimento grunge mesmo, quem ai não se lembra de bandas como Nirvana e Pearl Jam que impulsionaram a popularidade do rock alternativo e fizeram do grunge a forma mais popular de hard rock na época!
Voltando a estampa xadrez a qual o post se propôs a falar…rsrs
O xadrez inicialmente era usado pelos homens, sendo introduzido pela estilista francesa Coco Chanel no vestuário feminino por volta de 1916. Depois disso a marca inglesa Burberry ficou conhecida por sua inconfundível estampa xadrez, criada em 1924 como forros para capas de chuva. Tornou-se sua marca registrada e hoje estampa as mais variadas peças da griffe, como biquínis, óculos, sapatos, etc.
História
O tecido xadrez (check) foi criado por proprietários de terras na escócia, durante o século XIX, como alternativa para o tartã, considerado inadequado ao uso diário ou ao trabalho. Durante o século XX, foi usado, a princípio, somente em ternos e casacos masculinos, mas logo tornou-se popular para as mulheres em costumes, mantôs, xales, saias, vestidos e na década de 60 também passou a ser usado em calças femininas.
Tartã é o nome de um tecido de lã de trama fechada, gramatura leve e possui padrões diferentes usados para identificar os clãs da Escócia. O tecido possui listras diferentes que se cruzam criando desenhos em xadrez de várias larguras. Na Idade Média era colorido com pigmentos naturais de amoras, morangos e framboesas.
Por volta de 1703, os clãs passaram a empregar a estampa xadrez, para distinguir as suas famílias. Cada uma delas criou o seu tartã para diferentes ocasiões – celebrações, caçar, trabalhar e até mesmo para namorar.
Frequentemente a rainha Vitória fazia visitas a sua propriedade em Balmoral, na Escócia, e isso incentivou a moda de roupas de tartã, já que o uso era apropriado para datas comemorativas. Após a Segunda Guerra Mundial os kilts e saias de tartã tornaram-se populares.
Foi Madeimosele Coco Chanel que trouxe para o guarda roupa feminino, roupas elegantes e confortáveis no padrão tartã. Na década de 70, com o surgimento dos punks o xadrez foi usado como detalhes e tinha a intenção de ironizar e romper com os ícones culturais, exigindo mudanças sociais e comportamentais. Nos anos 80 vários estilistas famosos lançaram calças nessa padronagem, entre eles a inglesa Vivienne Eastwood. Fonte: Fashion Bubbles
Imagens: Lookbooknu
Eles
12 comentários:
Querida Lili.
O xadrez é lindo, parabéns pelo post, vou comprar uma camisa para mim.
Fique com Deus.
Beijos.
http://www.acredite-emvoce.com/
Aiii eu amo xadrez!
Tenho 3 camisas, bermuda, vestido, lenço etc, tudo xadrez! hehehe
E essa Chanel é uma linda, né? Mudando nossa vida para melhor =]
Bjss
Bruna
engraçado que lembrei que só uso xadrez no inverno.. camisas..
vou dar uma voltinha hoje por aí..
beijos amadinha Lili.
xadrez????????
eu AMOOOOOOOOOOOOOO
BJUSBJUS
Oi Lili!!!
Eu sou super fã do xadrez!
parabéns por esse post tão bem feito!!!
Bjs!
Que lindoooooo!!! AMEI esse post! Vale a pena ler cada linha! Parabéns Lili!
Bjusss... Mônica =*
Oi amiga!
Vou ser bem sincera,não gosto de xadrez.
Nada contra a quem gosta e usa tá!
Mas não sei pq, me faz lembrar um pouco festa junina!
Acho q é pq na minha época, somente homens usavam e era mto raro.
Beijinhos!!!
Lili amore!! saudades
Gatona mau comento aqui não briga comigo, é a falta de tempo, mas sempre sempre entro aqui para ver você está muito pop hein!!!
Beijos Lorraine
ops... não comentei do xadrez eu amo, amo e amo!!
e fala ai aonde você comprou a sua blusa hein!!
Lindo post amiga,é impossível não termos pelo menos uma peça no armário:)
Beijokas e ótima sexta.
Uau! uma aula sobre xadrez!!
Adoro tb !!
Bjks da Déia
Sou suspeita a falar porque amo xadrez . amei as dicas dos looks tambem muito bAUMM.. bjs
Postar um comentário